
História e Cultura
da cidade em meio aos pontões capixabas.
O município de Pancas emancipou-se em 13 de maio de 1963, separando-se de Colatina pela Lei número 1837, de 21 de fevereiro de 1963, durante o governo do Dr. Francisco Lacerda de Aguiar, então governador do estado do Espírito Santo.
Inicialmente, os distritos incluíam Laginha, Alto Rio Novo, Vila Verde, e em 1980 São Lourenço foi renomeado para Palmerindo. Em 1987, Alto Rio Novo tornou-se um município com Palmerindo como distrito.
A ocupação da região teve início por volta de 1918, com desbravadores como Sebastião Cândido Barbosa (Sebastião Laurindo) e Sebastião Luiz de Souza.
Outros pioneiros incluem Carlos Roos, Januário Pedro Ribeiro, Franz Onesorge, Rodolfo Ferreira de Mendonça, entre outros.
A população de Pancas é composta principalmente por descendentes de pomeranos (60%), além de italianos e mestiços, que mantêm fortes tradições culturais como festas populares, grupos folclóricos, e culinária típica destacando-se o Brout e a linguiça pomerana.
O artesanato local é rico, e há preservação de dialetos e costumes, como músicas, instrumentos, danças e estilo de vida rural.
Pancas combina beleza natural, escondida entre montanhas e vales, com hábitos tradicionais da vida rural brasileira, onde violas, concertinas e sanfonas são tocadas por mais velhos em rodas de amigos. A gastronomia típica inclui sabores do fogão a lenha.
Distritos principais incluem a sede, Laginha e Vila Verde, com principais comunidades como Pratinha, Panquinhas, São Pedro, São José Pequeno, Barra do São Pedro, Espinho, e outras como Santa Rosa, Aricanga, Roda D’água, Floresta, entre outras.
.jpg)

Pancas - ES
.jpg)
Pedra Camelo
Considerado o principal cartão postal da cidade; possui 720 metros de altura. Foto por Renan Cesar Carvalho
A Pedra do Camelo, com cerca de 720 metros de altura, é um dos principais cartões postais de Pancas, Espírito Santo. Sua forma peculiar lembra as corcovas de um camelo, originando seu nome. Destaca-se pelo potencial turístico, especialmente para escaladas. Augusto Ruschi, renomado cientista capixaba, contribuiu para seu tombamento, descrevendo-a como um "monadnock hartling", uma elevação residual de rochas resistentes à erosão, com valor geológico e cênico significativo. Localizada na comunidade de Palmital, é visível de grande parte da sede do município, oferecendo vistas espetaculares ao amanhecer.
.jpg)
Pedra Agulha
Foto por Renan Cesar Carvalho
Um morro parecido com uma chaminé; é a segunda maior chaminé do Brasil com 500 metros de altura;

Poço da Dona Laura
Foto por Renan Cesar Carvalho
Localizada a 38 km do centro da cidade

Cachoeira do Breda
Cachoeira de fácil acesso, é só seguir até o trevo que divide as estradas de Alto Mutum Preto e Mantenópolis. Seguir rumo a Mantenópolis por aproximadamente 100m e entrar à direita.

Cachoeira e Prainha do São Luís
Esta bem próximo a cidade, a 2 km da sede
.jpg)
Cachoeira do Moraes
Vila Verde, um distrito próximo.

Rampa de Vôo Livre "Clementino Izoton
Considerada uma das melhores rampas para vôo livre do Brasil; de carro, são 18 km, mas é possível subir a pé por uma trilha de aproximadamente 2 km, porém perigosa.
O amanhecer e pôr-do-sol com as montanhas é bem interessante. A cidade tem grande potencial nos esportes radicais, como vôo livre (parapente e asa delta já difundidos), trekking, enduros, hapel, entre outros, proporcionando sempre um contato direto com a natureza. Porém, a infra-estrutura do local ainda é inapropriada para o tamanho potencial da cidade.

O QUE MAIS PODEMOS FAZER
EM PANCAS - ES
Que tal mergulhar em passeios fascinantes com muita descoberta histórica e cultural dos nossos pontos turísticos? Vislumbre a natureza do nosso povo, desfrute de belos monumentos e leve na bagagem um pouco de conhecimento sobre nossa cidade e toda região
A maior tirolesa do Brasil
Localizado em Pancas, município no noroeste do estado, o circuito de cerca de três quilômetros de extensão é dividido em duas etapas: uma com 2,1 quilômetros de comprimento e a menor com cerca de 850 metros.
A uma altura de 400 metros, no ponto mais alto, o visitante irá deslizar por cabos e pode chegar a uma velocidade de 120 km/h.


CACHOEIRAS E MUITA NATUREZA
Perto de Pancas, você pode encontrar cachoeiras como a Cachoeira do Bassani e a Cachoeira do Vovô Nelson. A Cachoeira São Luiz também fica na área, assim como o Poço Dona Laura, que é uma propriedade privada e exige agendamento prévio para visitação.
COCAU
Um trabalho construído à várias mãos!
Nossos chocolates feitos do grão a barra, produzidos artesanalmente, com ingredientes selecionados de qualidade e saudáveis.
Queremos trazer e levar em nossos produtos, elementos como ancestralidade, vínculo com a natureza, amor no que fazemos, para que você possa ter a melhor experiência ao saborear nossos produtos!!!


RAPEL
A cidade tem um grande potencial no turismo de aventura e natureza. É famosa pela prática de voo livre, sendo considerada um dos melhores pontos do Brasil para parapente e asa delta. Outras atividades incluem trekking, rapel e outras atividades em meio à beleza natural.
BALONISMO
Festival de Balonismo e Sabores movimenta Laginha de Pancas com cores, música e gastronomia
A região de Laginha de Pancas, nos Pontões Capixabas (ES), foi palco de um final de semana inesquecível entre os dias 1º e 3 de agosto, com a realização conjunta do 3º Festival de Balonismo e do 4º Festival Sabores & Canções.
O evento, gratuito e aberto ao público, ocorreu na área do Rodeio Jonas Finco e reuniu moradores e turistas em uma programação que uniu aventura, cultura e sabores locais


TRILHAS
E OFF-ROAD
A trilha Córrego Três Barras do Mutum - Rampa de Vôo Livre Clementino Izoton está localizada na cidade de Pancas, Espírito Santo. Apresenta grau avançado de dificuldade e é ideal para hiking e mountain bike.
O trajeto é realizado em caminho de terra, com terreno irregular, passando por córregos e riachos. A rampa é uma das melhores para vôo livre do Brasil. O amanhecer e pôr do sol com as montanhas é bem interessante, proporcionando maravilhoso contato direto com a natureza.
PESQUE E PAGUE
Venha conhecer o Pesque Pague Recanto do Aconchego, em Pancas – ES, um lugar tranquilo para relaxar, se divertir e saborear uma boa comida caseira?
Aqui, o tempo passa devagar e a natureza faz o convite para um dia inesquecível. Nosso espaço é perfeito para quem busca lazer em família, paz, e o melhor da culinária capixaba.


PONTÕES CAPIXABAS
Em meio ao coração do Espírito Santo, Pancas encanta com suas paisagens imponentes e misteriosas. Os pontões capixabas, gigantes de pedra que se erguem em direção ao céu, criam um cenário de tirar o fôlego, um verdadeiro paraíso para amantes da natureza e da aventura.
Entre vales verdes, rios cristalinos e paredões que mudam de cor com o sol, cada pontão guarda uma história e transmite uma energia única. É impossível não se emocionar diante da grandiosidade dos Pontões que fazem de Pancas um espetáculo natural.
POMERFEST
LAJINHA
Pomerfest Laginha é uma festa anual no distrito de Laginha, município de Pancas (ES), que celebra a cultura pomerana, incluindo danças, gastronomia e tradições europeias. A 13ª edição do evento foi realizada em julho de 2025, com apoio da prefeitura de Pancas. Uma festa similar, mas em uma cidade diferente, é a Festa Pomerana de Pomerode, que acontece em janeiro.


IGREJA MATRIZ
No coração de Pancas, a Paróquia Santa Luzia é um símbolo de fé, união e esperança para toda a comunidade. Com sua arquitetura acolhedora e o cenário encantador dos pontões capixabas ao fundo, a igreja transmite uma atmosfera de paz e espiritualidade que toca o coração de quem a visita.
Fundada com o propósito de fortalecer a fé do povo pancasense, a paróquia realiza celebrações onde cada oração refletem a devoção à Santa Luzia, padroeira da visão e da luz.
CASA DA CULTURA POMERANA

Quer saber mais sobre
o que fazer na região
VEJA ABAIXO ALGUMAS INFORMAÇÕES DA
ATURP - Associação Turística de Pancas









